sábado, 29 de outubro de 2011

24 de outubro de 2007

Essa aula foi realizada para os alunos do 4o e 5o anos. Estava explorando com os alunos diversos aspectos do email. Nessa época, eles ficaram mais interessados em enviar e-mails. Eles já enviavam e-mails para os pais e parentes. Exploramos todas as pastas do e-mail: caixa de entrada, e-mails enviados, rascunhos, lixeira e spam.


Nesse período também, eles aprenderam que todos os e-mails chegavam na caixa de entrada e que deveriam ler somente os e-mails das pessoas que conheciam, descartando, assim, e-mails indesejáveis. Exploramos também cada link que aparece ao escrever um email, observe figura abaixo:



Seguindo essa linha de links, chegamos ao “inserir anexos”. Solicitei, então, que cada aluno trouxesse uma foto em uma aula anterior. No dia em que trouxeram as fotos, iniciei com as crianças o sentido da palavra anexar. Comparei esse sentido a um clip e demonstrei isso no real anexando as fotos deles com clips em livros ou agendas. Depois demonstrei como se anexa uma folha a outra com o grampeador. Por fim, apresentei novamente um envelope e demonstrei como o significado de anexar modifica um pouco, pois, nesse caso, o anexar significa colocar dentro do envelope. Eles compreenderam. Foi o momento de transferir esse significado para o anexar imagens no e-mail. Eles perceberam que também era possível "colocar uma foto dentro do e-mail em anexo" para mandá-la a um amigo ou a alguma pessoa da família. Logo em seguida, apresentei uma nova máquina aos alunos: o scaner. Falei que para que uma máquina funcionasse no computador, era necessário criar um programa para colocá-la em funcionamento. Pôxa, nessa hora, foi difícil explicar o sentido de programa. Passei por cima disso e fui direto para a demonstração de scanear as fotos. Foi um sucesso. Eles iam rindo quando colocava a foto no scaner e quando elas apareciam na tela do computador. Depois transferi as fotos para cada computador pela rede e fui ensinar uma nova etapa de letramento digital: anexar. Eles foram seguindo os passos e tinham uma motivação nova para escrever: falar da foto que estavam enviando para seus pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores