domingo, 22 de junho de 2014

Bom dia, amigos!
Quase perdia a publicação desse sábado. Uma febre de tomou o dia todo e somente agora, ainda me recuperando, pude aparecer por aqui para cumprir a publicação semanal. Resolvi, então, recorrer a meu diário eletrônico. Nele, encontrei o trabalho de práticas de escrita com o endereço eletrônico. Esse trabalho tem uma publicação no livro: “Letramentos na Web”, livro lançado pela UFC.
As atividades do letramento digital acontecem com a seguinte dinâmica: a professora solicita que as crianças digitem os sites apresentados naquele dia. Para que esse momento seja interessante, toda semana, pesquiso sites e escolho aqueles que tem atividades atrativas para os pequenos e sites confiáveis.
A falta de acesso de algumas crianças, a leva a tentar descobrir o que aconteceu, fazendo que elas pensem e reflitam em sua escrita. Acompanhe meu diário eletrônico.
Os sites trabalhados foram os abaixo relacionados acompanhados dos comentários feitos no dia dessa aula:
http://www.exercito.gov.br/Recrutinha/
http://www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/planetario/infantil/index_infantil.htm
http://www.mundodacrianca.com/
Como já trabalhamos há um tempo com o endereço eletrônico (urls), é normal que as crianças dominem as características específicas desse gênero, como por exemplo, elas dominam o aspecto de o endereço eletrônico não poder receber sinais gráficos de acentuação ou a cedilha que colocamos na letra “c” como é o caso do site: www.mundodacrianca.com, www.exercito.gov.br/Recrutinha e www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br. As crianças sabem que na escrita formal manuscrita precisariam de acento gráfico, sinal gráfico de nasalização ou a cedilha da letra “c” e aceitam facilmente essa diferença entre a escrita manuscrita no papel e a escrita no endereço eletrônico. Esses anos de trabalho têm nos confirmado isso.
Percebemos também que, quando as crianças escrevem no computador, elas não demonstram tensão demonstrada ao escrever no papel. Percebem que consegue corrigir seus erros mais rapidamente até.
Após a aula de hoje, foi possível perceber que as sílabas CVC (consoante+vogal+consoante) já não são mais dificuldades para elas. As palavras MUNDO e CRIANCA do site www.mundodacrianca.com deu-nos a oportunidade de colher essa informação. A incidência dos pequenos “erros” de sílabas CVC tem diminuído à medida que trabalhamos com os sites infantis.
O site em que todos tiveram dificuldades foi o www.exercito.gov.br/Recrutinha. A letra X era o maior grau de dificuldade das crianças. Esse site já tinha sido trabalhado em sala algumas vezes, mas ao retornarem a ele, não conseguiram acessar. Todas não conseguiram. E ao serem questionadas, olharam para mim e perguntaram: "É com X?" Pedi que testassem e assim poderíamos ver. A digitação desse site trazia somente esse nível de dificuldade, a letra X. A palavra RECRUTINHA com sílabas de CCV e com dígrafos não era mais dificuldade para elas nesse estágio de trabalho. Os termos GOV e BR também já eram de domínio delas. Como todas não acessaram o site, nesse dia, foi possível trabalhar com a turma pelo quadro branco. Através de perguntas, as crianças perceberam que não tinha conseguido acessar devido a letra X da sílaba XER.

Tem sido muito interessante esse trabalho. Hoje apresentei sites novos. Preciso encontrar mais sites. Navegar é preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores