As aulas começaram
desde o 06 de fevereiro (ano de 2006) e, durante esse tempo, foi possível
reiniciar as aulas de letramento digital, que tem um efeito de incentivo
à leitura e escrita. Esse tipo de letramento permite que as crianças
formem hábitos importantes para quem aprende a ler e a escrever: a REVISÃO DA
ESCRITA e DESENVOLVE O LETRAMENTO DIGITAL. Nesse período, ainda era possível solicitar
a revisão da escrita através do endereço eletrônico (URLs), pois as crianças
digitavam os sites solicitados e quando não acessavam (não conseguiam
escrever), faziam a leitura do que tinham escrito e reescreviam com a ajuda da
professora para brincar nos sites infantis.
Desde de fevereiro, iniciamos
somente com três turmas para o letramento digital: alfabetização, 2a. série
e 3a. série. Para os alunos da 2a. e 3a. série, as atividades de letramento
digital eram sobre as funções dos ícones da caixa de e-mail do hotmail. As crianças
da 2a. série começaram a aprender como descartar um e-mail e como esvaziar a lixeira. A 3a. série já tinha aprendido essas
funções. Elas estavam aprendendo como marcar um e-mail não lido, criar uma nova pasta, mudar a forma de
aparecimento dos e-mails de acordo
com a data e outras funções a mais.
A turma da
alfabetização me fez perceber que é quase impossível entrar na Internet fazer acessos a sites ou
portais pelos endereços eletrônicos sem ter o domínio da escrita
(MARCUSCHI, 2004). Dessa forma, reafirmo o que antes disse em relação ao que
afirmava Marcuschi, a escrita é fundamental no ambiente virtual. Isso me
fez iniciar com as crianças através dos símbolos. Eles fazem acessos pelos
ícones que aparecem e são assim iniciados nos ambientes virtuais. À medida
que aprendem as letrinhas, começam a identifica-las nos meios em que navegam.
Mas hoje, dia 29 de
março de 2006, de forma especial, fiz uma nova descoberta: criei hoje para a
turma da 3a. série o DITADO DIGITAL. Esse ditado é feito como o comum de
sala de aula, mas com o diferencial de ser escrito no computador diretamente no
endereço eletrônico. As crianças abrem quatro abas do Internet Explorer e digitam o site que a professora solicita,
apertam a tecla enter e logo em
seguida devem passar para a aba seguinte. Assim eles só fazem a
revisão do que escreveram quando chegam a última aba. No final, a professora
faz a correção com eles da escrita dos quatro endereços ditados. Assim,
eles tanto revisam o som das letras como também o que escreveram. Depois
da revisão e reescrita, eles podem navegar nos sites ditados com o
acompanhamento e orientação da professora. Essa atividade de hoje, modificou a
rotina da 3a série.
Os alunos da 2a. série
ainda estão na fase de firmar a escrita, então eles passam ainda uma
aula com o endereço do hotmail e
verificam seus e-mails. Ainda devem
enviar cartões para os amigos e depois podem navegar no site da Turma da Mônica
ou o site da Turma do Plenarinho. Hoje, eles ficaram navegando e escutando as
historinhas do site da turma do plenarinho. No final da aula, aprendemos e
cantamos a música da turma do plenarinho. As crianças adoraram e
até dançaram bastante, cantando abraçados a música da turminha.
Teu trabalho é lindo demais, Marcinha. Parabéns.
ResponderExcluirObrigada, Júlio! Você foi uma das pessoas mais importantes nesse projeto por me orientar, acompanhar, vibrar e me ensinar a produzir mais e desenvolver habilidades importantes para minha vida profissional. Sem muito paciente e carinhoso até mesmo nas horas em que precisava me corrigir. Seu comentário é importante mesmo! Beijos
ResponderExcluirQue bom que voltou! Desejo que este blog ainda tenha um longo caminho pela frente. Parabéns pelo trabalho! Beijos.
ResponderExcluirExcelente, Márcia esse trabalho de aproximação das crianças com a cultura digital...você é 10!
ResponderExcluirTe admiro...
Obrigada, Tereza! Sua amizade também tem me feito crescer bastante!
ResponderExcluirTambém admiro o seu trabalho!