domingo, 6 de julho de 2014

As aulas começaram desde o 06 de fevereiro (ano de 2006) e, durante esse tempo, foi possível reiniciar as aulas de letramento digital, que tem um efeito de incentivo à leitura e escrita. Esse tipo de letramento permite que as crianças formem hábitos importantes para quem aprende a ler e a escrever: a REVISÃO DA ESCRITA e DESENVOLVE O LETRAMENTO DIGITAL. Nesse período, ainda era possível solicitar a revisão da escrita através do endereço eletrônico (URLs), pois as crianças digitavam os sites solicitados e quando não acessavam (não conseguiam escrever), faziam a leitura do que tinham escrito e reescreviam com a ajuda da professora para brincar nos sites infantis.
Desde de fevereiro, iniciamos somente com três turmas para o letramento digital: alfabetização, 2a. série e 3a. série. Para os alunos da 2a. e 3a. série, as atividades de letramento digital eram sobre as funções dos ícones da caixa de e-mail do hotmail. As crianças da 2a. série começaram a aprender como descartar um e-mail e como esvaziar a lixeira. A 3a. série já tinha aprendido essas funções. Elas estavam aprendendo como marcar um e-mail não lido, criar uma nova pasta, mudar a forma de aparecimento dos e-mails de acordo com a data e outras funções a mais.
A turma da alfabetização me fez perceber que é quase impossível entrar na Internet fazer acessos a sites ou portais pelos endereços eletrônicos sem ter o domínio da escrita (MARCUSCHI, 2004). Dessa forma, reafirmo o que antes disse em relação ao que afirmava Marcuschi, a escrita é fundamental no ambiente virtual. Isso me fez iniciar com as crianças através dos símbolos. Eles fazem acessos pelos ícones que aparecem e são assim iniciados nos ambientes virtuais. À medida que aprendem as letrinhas, começam a identifica-las nos meios em que navegam.
Mas hoje, dia 29 de março de 2006, de forma especial, fiz uma nova descoberta: criei hoje para a turma da 3a. série o DITADO DIGITAL. Esse ditado é feito como o comum de sala de aula, mas com o diferencial de ser escrito no computador diretamente no endereço eletrônico. As crianças abrem quatro abas do Internet Explorer e digitam o site que a professora solicita, apertam a tecla enter e logo em seguida devem passar para a aba seguinte. Assim eles só fazem a revisão do que escreveram quando chegam a última aba. No final, a professora faz a correção com eles da escrita dos quatro endereços ditados. Assim, eles tanto revisam o som das letras como também o que escreveram. Depois da revisão e reescrita, eles podem navegar nos sites ditados com o acompanhamento e orientação da professora. Essa atividade de hoje, modificou a rotina da 3a série.

Os alunos da 2a. série ainda estão na fase de firmar a escrita, então eles passam ainda uma aula com o endereço do hotmail e verificam seus e-mails. Ainda devem enviar cartões para os amigos e depois podem navegar no site da Turma da Mônica ou o site da Turma do Plenarinho. Hoje, eles ficaram navegando e escutando as historinhas do site da turma do plenarinho. No final da aula, aprendemos e cantamos a música da turma do plenarinho. As crianças adoraram e até dançaram bastante, cantando abraçados a música da turminha.

5 comentários:

  1. Teu trabalho é lindo demais, Marcinha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Júlio! Você foi uma das pessoas mais importantes nesse projeto por me orientar, acompanhar, vibrar e me ensinar a produzir mais e desenvolver habilidades importantes para minha vida profissional. Sem muito paciente e carinhoso até mesmo nas horas em que precisava me corrigir. Seu comentário é importante mesmo! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que bom que voltou! Desejo que este blog ainda tenha um longo caminho pela frente. Parabéns pelo trabalho! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Excelente, Márcia esse trabalho de aproximação das crianças com a cultura digital...você é 10!
    Te admiro...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, Tereza! Sua amizade também tem me feito crescer bastante!
    Também admiro o seu trabalho!

    ResponderExcluir

Seguidores